World Mosquito Program Wolbachia reduz drasticamente a incidência de dengue em em Yogyakarta, Indonésia Estudo Clínico Randomizado Controlado World Mosquito Program Pular para o conteúdo principal

Agosto de 2020

- Os dados demonstram 77% de eficácia contra a dengue confirmada virologicamente

- Estudo realizado durante três anos em uma área com população de 312.000 habitantes

- Primeiro teste padrão-ouro para atingir com sucesso o mosquito Aedes aegypti e reduzir os casos de dengue

A World Mosquito Program (WMP) da Universidade Monash e seus parceiros indonésios, a Fundação Tahija e a Universitas Gadjah Mada, anunciaram os primeiros resultados de um cluster Estudo Clínico Randomizado Controlado de seu Wolbachia métodomostrando uma redução de 77% na incidência de dengue confirmada virologicamente em Wolbachia-áreas tratadas de Yogyakarta, na Indonésia, em comparação com áreas não tratadas.

O estudo, "Applying Wolbachia para Eliminar a Dengue (AWED)", foi conduzido para testar se wO estabelecimento de Mel reduziria a incidência de dengue confirmada virologicamente entre as pessoas de 3 a 45 anos de idade que vivem em Yogyakarta.

O estudo foi conduzido pelo site World Mosquito Program com seus parceiros da Indonésia, a Tahija Foundation e a Universitas Gadjah Mada.

Mais de dois anos após a conclusão da liberação dos mosquitos, Wolbachia persistiu em um nível muito alto na população local de mosquitos.

Os resultados detalhados serão apresentados em um congresso científico internacional em novembro de 2020 e publicados em um periódico revisado por pares.

A dengue é a doença transmitida por mosquitos que se espalha mais rapidamente no mundo.

Estima-se que 50 milhões de casos ocorram em todo o mundo a cada ano.

A Indonésia é altamente endêmica para a dengue. Estimativas recentes sugerem que ocorrem cerca de 8 milhões de casos por ano.

WMP O pesquisador principal da Indonésia, Prof. Adi Utarini, da Universitas Gadjah Mada, disse: "Esse resultado empolgante do estudo é um grande sucesso para o povo de Yogyakarta. A Indonésia tem 7 milhões de casos de dengue todos os anos. Esse resultado do teste mostra o impacto significativo que o Wolbachia método pode ter na redução da dengue em populações urbanas".

Cameron Simmons, pesquisador principal e diretor da WMP Oceania, disse: "Esse resultado é incrivelmente empolgante. Uma nova classe de produto seguro, durável e eficaz para o controle da dengue é exatamente o que a comunidade global precisa".

Sobre o estudo "Applying Wolbachia para eliminar a dengue" em Yogyakarta, Indonésia

Doze das vinte e quatro áreas predefinidas e de tamanho semelhante da cidade de Yogyakarta foram escolhidas aleatoriamente para receber wMel Wolbachia-além de medidas rotineiras de controle da dengue; as 12 restantes continuaram a receber esforços rotineiros de controle da dengue. A área de teste tinha uma população total de aproximadamente 312.000 pessoas.

O estudo incluiu 8.144 participantes com idades entre 3 e 45 anos que se apresentaram em uma das 18 clínicas de atendimento primário com febre indiferenciada aguda com duração entre 1 e 4 dias. Um projeto de caso-teste negativo foi usado para medir a eficácia do wMel na redução da incidência de casos de dengue confirmados virologicamente em um período de 27 meses. Wolbachia As implantações foram bem aceitas pela comunidade e não houve problemas de segurança.

Esse estudo é o ponto culminante de uma década de estudos laboratoriais e de campo, começando primeiro na Austrália e depois expandindo para 11 países endêmicos de dengue.

World Mosquito Program O diretor, Scott O'Neill, disse: "Este é o resultado que estávamos esperando. Temos evidências de que nosso Wolbachia método é seguro, sustentável e reduz a incidência de dengue. Agora podemos ampliar essa intervenção em várias cidades. Isso nos dá muita confiança em relação a como podemos ampliar esse trabalho em todo o mundo em grandes populações urbanas."

WMPKatie Anders, Diretora de Avaliação de Impacto da OMS, disse: "Este é o primeiro estudo de uma intervenção contra o mosquito da dengue a demonstrar um impacto na incidência da doença. O resultado do estudo é consistente com nossas descobertas de estudos anteriores não randomizados em Yogyakarta e no norte de Queensland, e com as previsões de modelagem epidemiológica de uma redução substancial na carga da doença da dengue após Wolbachia implantações".

Nicholas Jewell, professor de Bioestatística e Epidemiologia da London School of Hygiene & Tropical Medicine (e também professor da Graduate School da University of California, Berkeley), disse: "Os resultados são convincentes. Duplamente empolgante é o fato de que o projeto do estudo usado aqui fornece um modelo que pode ser seguido por outras intervenções de saúde candidatas."

Dra. Yudiria Amelia

Chefe da Divisão de Prevenção e Controle de Doenças. Agência de Saúde, Cidade de Yogyakarta

"A cidade de Yogyakarta é uma área endêmica de dengue. Para nós, Wolbachia é o método certo para ser integrado ao programa de controle da dengue existente. Estamos muito satisfeitos com o resultado desse teste. Esperamos que esse método possa ser implementado em todas as áreas de Yogyakarta e expandido para todas as cidades da Indonésia."

Sra. Riyan

Membro da comunidade local de Yogyakarta

Chefe do Grupo de Referência da Comunidade para o estudo AWED

"A comunidade tem muita esperança e expectativa quanto ao sucesso dessa pesquisa. É por isso que estamos tão otimistas. Demos as boas-vindas a esse projeto em nossa comunidade."

Dr. Sjakon Tahija

Presidente da Fundação Tahija

"Como financiador do programa nacional da WMP, gostaríamos de agradecer a todos os parceiros e partes interessadas por essa excelente colaboração de vários anos, que teve um impacto tão grande na redução do ônus da dengue em Yogyakarta e em todo o mundo em um futuro próximo. Como uma fundação de filantropia de risco, estamos orgulhosos de que nosso investimento certamente trará um impacto sustentável. Estamos muito animados e orgulhosos desse resultado."

SOBRE A DENGUE

Dengue é uma infecção sistêmica autolimitada causada por qualquer um dos quatro sorotipos do vírus da dengue. Os vírus da dengue são transmitidos entre humanos principalmente por Aedes aegypti mosquitos. Esses mosquitos também transmitem o vírus Zika e o vírus chikungunya.

A dengue é endêmica nos trópicos onde é uma ameaça para quase metade da população mundial. A rápida expansão da presença global da dengue é um desafio de saúde pública e um ônus econômico que atualmente não é atendido por vacinas eficazes, agentes terapêuticos específicos ou estratégias eficientes de controle de vetores . Em 2019, a Organização Mundial da Saúde a declarou uma das dez principais ameaças globais à saúde devido à ausência de intervenções eficazes.

As manifestações clínicas da dengue ocorrem em um espectro de gravidade. Os casos leves geralmente apresentam febre, letargia, dor de cabeça, dor retro-orbital, náusea e erupção cutânea por 5 a 7 dias. Os casos mais graves podem apresentar um ou mais dos seguintes sintomas: dor abdominal intensa, vômito persistente, respiração rápida, sinais de sangramento e vazamento vascular. As complicações que ameaçam a vida incluem a síndrome do choque da dengue e/ou disfunção orgânica grave. A dengue grave é uma das principais causas de doenças graves em alguns países tropicais e requer cuidados intensivos de profissionais médicos experientes.

O controle de vetores, por meio de produtos químicos ou biológicos direcionados aos mosquitos e da remoção de seus locais de reprodução, é a base da prevenção da dengue, mas essa abordagem não conseguiu interromper a transmissão da doença em quase todos os países onde a dengue é endêmica

SOBRE O WORLD MOSQUITO PROGRAM

Trabalhando para ajudar a proteger a comunidade global contra doenças transmitidas por mosquitos, o World Mosquito Program, antigo Programa Eliminar a Dengue, é uma iniciativa sem fins lucrativos liderada pela Universidade Monash, na Austrália. Ele utiliza um método seguro, natural e eficaz para reduzir a ameaça de vírus como o Zika, a dengue, a chikungunya e a febre amarela. Por meio de nossa abordagem colaborativa e inovadora, estamos ajudando a proteger as comunidades locais contra essas doenças na Austrália, na Ásia, na América Latina e nas Ilhas do Pacífico. Após muitos anos de pesquisas de laboratório e testes de campo com resultados promissores, o World Mosquito Program está agora operando em 11 países em todo o mundo.

World Mosquito Programna Indonésia é possível graças ao apoio de nossos parceiros, a Tahija Foundation.

WMPO trabalho da empresa é possível graças aos nossos apoiadores em todo o mundo, incluindo:

Wellcome Trust

Fundação Bill e Melinda Gates

Fundação Macquarie

Veja uma lista completa dos apoiadores do WMP.

SOBRE O MÉTODO AUTOSSUSTENTÁVEL DA WORLD MOSQUITO PROGRAMWOLBACHIA MÉTODO

O método World Mosquito Program funciona com a introdução de Wolbachia em Aedes aegypti mosquitos que transmitem os vírus da dengue, chikungunya, Zika e febre amarela. Esses Wolbachia mosquitos são liberados em áreas onde os vírus transmitidos por mosquitos são endêmicos. Quando os Wolbachia liberados, os mosquitos se reproduzem com os mosquitos selvagens. Com o tempo, a porcentagem de mosquitos Wolbachia mosquitos cresce até permanecer alta, sem a necessidade de novas liberações. WMPO método autossustentável da Bayer oferece uma solução segura, eficaz e de longo prazo para reduzir o ônus dessas doenças.

SOBRE A UNIVERSITAS GADJAH MADA

A Universitas Gadjah Mada é uma universidade pública indonésia de pesquisa da Ivy League, localizada em Yogyakarta, Indonésia, fundada em 19 de dezembro de 1949. A UGM é a maior e mais antiga instituição de ensino superior da Indonésia. Localizada em Yogyakarta, na Indonésia, a universidade de 360 acres tem 18 faculdades, 68 programas de graduação, 23 programas de diploma, 104 programas de mestrado e especialização e 43 programas de doutorado.

SOBRE A UNIVERSIDADE MONASH

Há mais de 60 anos, estamos trabalhando arduamente para mudar o mundo. Cada projeto que apoiamos é motivado pelo desejo de fazer a diferença.

Estamos combatendo as mudanças climáticas, desenvolvendo novos medicamentos para salvar milhões de vidas, usando a realidade virtual para tratar o vício, levando a visão aos deficientes visuais e muito mais. muito mais.

Nosso trabalho melhora a saúde, resolve desafios globais complexos e capacita comunidades inteiras.

Estamos trabalhando todos os dias para criar mudanças globais reais e duradouras e incentivamos e desafiamos nossos alunos a estarem na vanguarda da inovação para um futuro melhor. Combinando ensino, pesquisa, instalações e experiências líderes mundiais, a Monash University está classificada entre as 100 melhores universidades do mundo.

Saiba mais sobre o assunto: monash.edu/research

SOBRE A FUNDAÇÃO TAHIJA

A Tahija Foundation é uma organização sem fins lucrativos estabelecida em Jacarta pela falecida Sra. Jean Tahija e pelo Sr. Julius Tahija em 21 de março de 1990. A Tahija Foundation é um veículo formal para as iniciativas filantrópicas da família Tahija.

Seu objetivo é promover uma Indonésia melhor por meio de parcerias para iniciativas sustentáveis em educação, cultura, saúde, conservação ambiental e serviços sociais.

World Mosquito Program Contato com a mídia (mídia em inglês):

Dale AmtsbergConsultor sênior de mídia
E dale.amtsberg@worldmosquito.org | T +61 437 873 071

Deseja saber mais sobre o World Mosquito Program e nosso método Wolbachia sustentável e baseado na natureza?