Primeiro teste de Veículo Aéreo Não Tripulado para combater a dengue em Fiji World Mosquito Program Pular para o conteúdo principal

Publicado: Novembro, 2019

A World Mosquito Program (WMP) e a WeRobotics, organizações internacionais sem fins lucrativos, estão unindo forças para combater doenças transmitidas por mosquitos, em um teste inédito que utiliza um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) para liberar Wolbachia para liberar mosquitos transmissores em Nakasi, Fiji.

O WMP, com instalações de pesquisa centrais na Universidade Monash, na Austrália, também está realizando liberações não aéreas para ajudar a proteger as comunidades da dengue, Zika e chikungunya em Lami, Suva e Nausori, em Fiji.

WMPO coordenador de projetos da Fiji, Aminiasi Tavui, disse que o teste com VANTs poderia ajudar milhões de pessoas em todo o mundo.

"Embora esse trabalho esteja em seus estágios iniciais, existe o potencial da tecnologia de VANT para ajudar a dispersar mosquitos com Wolbachia O Sr. Tavui disse: "Embora esse trabalho esteja em seus estágios iniciais, há potencial para que a tecnologia de VANT ajude a dispersar os mosquitos com eficácia em grandes cidades, onde doenças como a dengue causam sofrimento a muitas famílias.

"Sabemos que a comunidade Nakasi está animada por estar na vanguarda do teste desse novo método de liberação."

A equipe está testando a altitude de voo e a velocidade do VANT usando um hexacóptero com controle remoto para liberar um pequeno número de Wolbachia mosquitos portadores em uma área quadrada de um quilômetro.

O engenheiro-chefe da WeRobotics, Dr. Jürg Germann, disse que a empresa está muito satisfeita com a colaboração com a WMP e a Pacific Flying Labs, de Fiji, nesse importante projeto.

"Essa colaboração com o VANT tem o potencial de proporcionar eficiências operacionais significativas. Por exemplo, cobrir uma área de 10 quilômetros quadrados com lançamentos terrestres leva cerca de quatro dias, enquanto que com o VANT e nosso mecanismo isso pode ser feito em algumas horas", disse o Dr. Germann.

WMP O Diretor de Desenvolvimento e Fornecimento de Produtos, Dr. Jeremie Gilles, disse que os estágios iniciais do teste foram muito encorajadores.

"Nosso objetivo é obter informações sobre o efeito do método de liberação na qualidade do mosquito e na capacidade de se estabelecer na natureza em comparação com os mosquitos liberados no solo", disse o Dr. Gilles.

Quando um Aedes aegypti mosquito carrega Wolbachia bactérias, ele reduz sua capacidade de transmitir dengue, chikungunya ou Zika entre as pessoas, ajudando a fornecer às comunidades proteção de longo prazo contra esses vírus nocivos. O programa foi expandido para operar em 13 países.

O teste do VANT é financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional por meio do Grande Desafio de Combate à Zika e Ameaças Futuras. O WMP em Fiji está trabalhando em parceria com o Ministério da Saúde e Serviços Médicos.

Sobre a World Mosquito Program

Trabalhando para ajudar a proteger a comunidade global contra doenças transmitidas por mosquitos, o World Mosquito Program é uma iniciativa sem fins lucrativos que utiliza um método seguro, natural e eficaz para reduzir a ameaça de Zika, dengue e chikungunya. Por meio de nossa abordagem colaborativa e inovadora, estamos ajudando a proteger as comunidades locais contra essas doenças na Austrália, na Ásia, na América Latina e nas Ilhas do Pacífico.

Sobre a WeRobotics

A WeRobotics é uma organização sem fins lucrativos criada em 2015 que permite que comunidades da África, Ásia, América Latina e Oceania resolvam desafios sociais locais usando tecnologias de robótica, como drones e IA, por meio de uma abordagem de baixo para cima, práticas recomendadas orientadas para o setor, diretrizes éticas e compartilhamento global.

Deseja saber mais sobre o World Mosquito Program e nosso método Wolbachia sustentável e baseado na natureza?