Wolbachia Reduzir drasticamente os casos de dengue World Mosquito Program Pular para o conteúdo principal

Junho de 2021

- Os resultados publicados no The New England Journal of Medicine mostram uma redução de 77% na incidência de dengue em Yogyakarta, Indonésia

- As hospitalizações por dengue foram reduzidas em 86%

- O resultado tem implicações significativas para os 40% da população mundial que correm o risco de contrair dengue

- O Grupo de Assessoramento em Controle de Vetores da Organização Mundial da Saúde reconhece "o valor para a saúde pública de Wolbachia contra a dengue"

Os resultados de um estudo controlado aleatório publicado no New England Journal of Medicine mostram que a incidência de dengue foi reduzida em 77% nas áreas de Yogyakarta, na Indonésia, onde os mosquitos foram liberados com Wolbachia. Os casos de hospitalização por dengue foram reduzidos em 86% nas áreas tratadas com Wolbachia. A eficácia foi equivalente para os quatro serotipos de dengue.

O teste, "Aplicando Wolbachia para Eliminar a Dengue (AWED - Aplicación de Wolbachia para Eliminar a Dengue)", foi realizado pelo site World Mosquito Program da Universidade Monash em conjunto com seus parceiros da Universidade Gadjah Mada na Indonésia e sua doadora Fundación Tahija. Essa pesquisa tinha como objetivo verificar se a introdução do Wolbachia (wMel) na população local de mosquitos, Aedes aegypti, por meio da liberação de mosquitos infectados com Wolbachia reduziria a incidência de dengue confirmada virológicamente entre os moradores de Yogyakarta, Indonésia, de 3 a 45 anos.

Mais de três anos depois de completadas as liberações de mosquitos, Wolbachia permanece em um nível alto entre a população local de mosquitos. Desde o início, o método Wolbachia foi implementado na cidade de Yogyakarta e as liberações foram iniciadas em distritos vizinhos, para cobrir uma população de 2,5 milhões de pessoas.

O resultado é consistente com testes anteriores do método Wolbachiaque demonstram uma redução da incidência da dengue a longo prazo, uma vez que Wolbachia se sostiene dentro de la población local de mosquitos.[1]

A dengue é a doença transmitida por mosquitos que mais rapidamente se propaga no mundo.

A cada ano são registrados mais de 50 milhões de casos em todo o mundo[2].

Os estudos também mostram que o método Wolbachia é igualmente eficaz na prevenção de Zika, chikungunya, febre amarela e outras doenças transmitidas por mosquitos.

A dengue é altamente endêmica na Indonésia. Estimativas recentes sugerem que a cada ano são registrados cerca de 8 milhões de casos[3].

Nos cinco anos anteriores à pesquisa AWED, foram notificados mais de 4.500 pacientes hospitalizados por dengue na Oficina de Saúde do Distrito de Yogyakarta, embora isso subestime a verdadeira carga da dengue para o sistema de saúde e a sociedade. Estudos econômicos estimaram que havia, em média, 14.000 casos de dengue, incluindo 2.000 hospitalizações anuais em Yogyakarta antes da Wolbachia.[4]

O pesquisador codiretor da pesquisa, Prof. Adi Utarini, da Universidade de Gadjah Mada, indicou:

"Este é um grande sucesso para o povo de Yogyakarta. A Indonésia tem mais de 7 milhões de casos de dengue por ano. O sucesso do teste nos permite expandir nosso trabalho por toda a cidade de Yogyakarta e em áreas urbanas aldeãs. Pensamos que há uma possibilidade futura em que os moradores das cidades indonésias poderão viver livres da dengue."

O pesquisador codiretor, Prof. Cameron Simmons, da Universidade Monash, indicou:

"Este resultado mostra o impacto significativo que o método Wolbachia pode ter na redução da dengue em populações urbanas e demonstra que Wolbachia é uma descoberta extremamente interessante: um novo tipo de produto para o controle da dengue que é seguro, durável e eficaz. É exatamente isso que a comunidade global precisa."

O diretor do site World Mosquito Program, Prof. Scott O'Neill, indicou:

"Este é o resultado que estávamos esperando. Temos evidências de que nosso método Wolbachia é seguro, sustentável e que reduz dramaticamente a incidência da dengue. Temos uma grande confiança no impacto positivo que esse método terá mundialmente, quando for levado a comunidades com risco de contrair essas doenças transmitidas por mosquitos".

A Diretora de Avaliação de Impacto do site WMP, Dra. Katie Anders, indicou:

"Há muito poucas experiências aleatórias de intervenções contra o mosquito da dengue. Os resultados do teste em Yogyakarta indicam que Wolbachia funciona para reduzir a incidência da dengue e as hospitalizações por dengue".

O estatístico independente da Pesquisa AWED, Prof. Nicholas Jewell, Professor de Bioestatística e Epidemiologia na Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres (e também Professor da Escola de Graduados da Universidade da Califórnia, Berkeley) disse: "Os resultados são contundentes. É duplamente empolgante que o desenho do teste utilizado aqui proporciona uma planta que permite seguir outras intervenções de saúde candidatas".

O potencial para que Wolbachia se despliegue a través de comunidades em todo o mundo foi reconhecido pela Organização Mundial da Saúde, cujo Grupo de Assessoramento em Controle de Vetores declarou: "Wolbachia demuestra valor en salud pública contra el dengue" en el informe de su 14a Reunión en diciembre de 2020.[5]

Contato de imprensa do World Mosquito Program, Universidad de Monash:

Dale Amtsberg E dale.amtsberg@worldmosquito.org | T +61 437 873 071

Sobre o teste "Aplicação de Wolbachia para Eliminar a Dengue" em Yogyakarta, Indonésia

Foram escolhidas aleatoriamente duas das quatro áreas predefinidas da cidade de Yogyakarta, de dimensões semelhantes, para receber desdobramentos do Wolbachia wMel somados a medidas de controle de dengue de rotina; as 12 áreas restantes continuaram recebendo apenas medidas de controle de rotina.[6]

O estudo envolveu 8.144 participantes com idade entre 3 e 45 anos que frequentaram uma das 18 clínicas de atendimento primário com febre aguda indiferenciada de 1 a 4 dias de duração. Foi utilizado um modelo de teste de caso negativo para medir a eficácia do wMelna redução da incidência de casos de dengue confirmados virologicamente ao longo de um período de 27 meses. Os desdobramentos de Wolbachia foram bem aceitos pela comunidade e não houve preocupações com relação à segurança.

Essa prova é o ponto culminante de uma década de estudos de laboratório e de campo, iniciados na Austrália e expandidos depois para 11 países com dengue endêmica.

Cadastros de Sócios Indonésios Locais

Dra. Yudiria Amelia

Diretora da Divisão de Prevenção e Controle de Doenças, Agência de Saúde, Cidade de Yogyakarta

"A cidade de Yogyakarta é uma área de dengue endêmica. Para nós, Wolbachia é o método correto para integrar o programa de controle de dengue existente. Estamos encantados com o resultado desse teste. Esperamos que esse método possa ser implementado em todas as áreas de Yogyakarta e, depois, expandido para todas as cidades da Indonésia".

Senhora Riyan

Membro da comunidade local de Yogyakarta

Dirige o Grupo de Referência Comunitária para a pesquisa AWED

"A comunidade tem tanta esperança e expectativa no sucesso desta pesquisa. É por isso que somos tão positivos. Acolhemos este projeto em nossa comunidade".

Dr. Sjakon Tahija

Presidente da Fundação Tahija

"Como benfeitores desse programa Wolbachia, gostaríamos de agradecer a todos os sócios e atores envolvidos por essa colaboração de vários anos que teve tanto impacto na redução da carga da dengue em Yogyakarta e globalmente no futuro próximo. Como uma fundação filantrópica de risco, estamos orgulhosos de que nossa inversão trará seguramente um impacto sustentável. Estamos muito entusiasmados e orgulhosos com esse resultado."

SOBRE A DENGUE

Adengue é uma infecção autolimitada, sistêmica, causada por qualquer um dos quatro sorotipos do vírus da dengue. Os vírus da dengue são transmitidos aos seres humanos principalmente pelos mosquitos Aedes aegypti. Esses mosquitos também propagam os vírus da Zika e da chikungunya.

A dengue é endêmica através dos trópicos, onde é um perigo para quase a metade da população mundial. A epidemia de dengue, em rápida expansão, é um desafio de saúde pública e uma carga econômica para a qual atualmente não existem vacinas eficazes, agentes terapéuticos específicos ou estratégias de controle de vetores eficientes [7]. Em 2019, a Organização Mundial da Saúde incluiu a doença entre as dez principais ameaças globais à saúde devido à ausência de intervenções efetivas.

As manifestações clínicas da dengue ocorrem dentro de um espectro de gravidade. Os casos leves experimentam tipicamente febre, letargia, dor de cabeça, dor retro-orbital, náusea e erupção cutânea por volta de 5 a 7 dias. Os casos mais graves podem se apresentar com um ou mais dos seguintes sintomas: dor abdominal grave, vômito persistente, respiração agitada, sinais de sangramento e derrame vascular. As complicações com risco de vida incluem síndrome de choque por dengue e graves disfunções de órgãos. A dengue grave é uma das principais causas de doenças graves em alguns países tropicais e requer cuidados intensivos de profissionais médicos experientes.[8]

O controle de vetores por meio do ataque químico ou biológico dos mosquitos e a remoção de seus focos de infecção é o pilar da prevenção da dengue, mas essa abordagem não conseguiu deter a transmissão da doença em quase todos os países em que a dengue é endêmica.

SOBRE O MÉTODO AUTOSOSTENIBLE WOLBACHIA

O método Wolbachia funciona mediante a introdução de Wolbachia em mosquitos Aedes aegypti que transmitem os vírus da dengue, da chikungunya, do Zika e da febre amarela. Esses mosquitos portadores de Wolbachia são liberados em áreas onde os vírus transmitidos por mosquitos são endêmicos. Uma vez que são liberados, os mosquitos portadores de Wolbachia se cruzam com os mosquitos silvestres. Com o tempo, a porcentagem de mosquitos portadores de Wolbachia cresce até permanecer elevada sem a necessidade de mais liberações. Esse método autossustentável oferece uma solução segura, eficaz e de longo prazo para reduzir a carga dessas doenças.

O World Mosquito Program está comprometido em transferir o conhecimento e os recursos necessários para produzir e liberar mosquitos portadores de Wolbachia a escala, a todos os países afetados pela dengue. Nosso objetivo é ajudar a catalisar o rápido escalonamento desse método único de proteção contra a dengue durante a próxima década. WMP aspira a trabajar en asociación con gobiernos nacionales y locales, programas corporativos de ciudadanía, organizaciones filantrópicas y organizaciones no gubernamentales para expandir la protección de Wolbachia em todo o mundo. Até o momento, o site WMP promoveu liberações em 11 países da Ásia, Austrália, América Latina e Pacífico. Estima-se que 6,8 milhões de pessoas estão se beneficiando agora com a cobertura de Wolbachia.

ACERCA DEL WORLD MOSQUITO PROGRAM

Trabalhando para ajudar a proteger a comunidade global de doenças transmitidas por mosquitos, o World Mosquito Program - Antes Eliminate Dengue Program - é uma iniciativa sem fins lucrativos liderada pelo Prof. Scott O'Neill na Universidade Monash, Austrália. Utiliza um método seguro, natural e eficaz para reduzir o perigo de vírus como Zika, dengue, chikungunya e febre amarela. Por meio de nossa abordagem colaborativa e inovadora, estamos ajudando a proteger contra essas doenças comunidades locais na Austrália, Ásia, América Latina e Ilhas do Pacífico. Depois de muitos anos de pesquisas de laboratório e testes de campo com resultados promissores, o World Mosquito Program opera atualmente em 11 países em todo o mundo.

SOBRE A UNIVERSIDADE DE GADJAH MADA

A Universitas Gadjah Mada é uma universidade de pesquisa pública da Ivy League situada em Yogyakarta, Indonésia, fundada em 19 de dezembro de 1949. A UGM é a instituição de ensino superior mais grande e antiga da Indonésia. Situada em Yogyakarta, Indonésia, essa universidade de 145 hectares compreende 18 faculdades, 68 carreiras de graduação, 23 diplomados, 104 programas de mestrado e especialização e 43 programas de doutorado.

SOBRE A UNIVERSIDADE MONASH

Há mais de 60 anos, estamos trabalhando duro para mudar o mundo. Cada projeto que apoiamos é impulsionado pelo desejo de fazer uma diferença.

Estamos ocupados com a mudança climática, desenvolvendo novas drogas para salvar milhões de vidas, usando a realidade virtual para tratar vícios, proporcionando visão a pessoas com deficiência visual e muitas outras coisas.

Nosso trabalho melhora a saúde, soluciona desafios globais complexos e empodera comunidades carentes.

Trabalhamos todos os dias para criar mudanças reais, duradouras, e incentivamos e desafiamos nossos alunos para que estejam na vanguarda da inovação para um futuro melhor. Combinando ensino, pesquisa, instalações e experiências, a Universidade Monash está entre as 100 melhores universidades do mundo.

Saiba mais: monash.edu/research

SOBRE A FUNDAÇÃO TAHIJA

A Fundación Tahija é uma organização sem fins lucrativos estabelecida em Jacarta pelos irmãos Jean e Julius Tahija em 21 de março de 1990. A Fundación Tahija é o veículo oficial das iniciativas filantrópicas da família Tahija.

Está empenhada na construção de uma Indonésia melhor por meio de associações para iniciativas sustentáveis em educação, cultura, saúde, conservação ambiental e serviços sociais.

[1]Peter A Ryan et al., setembro de 2019, Gates Open Research https://www.worldmosquitoprogram.org/en/learn/scientific-publications/establishment-wmel-wolbachia-aedes-aegypti-mosquitoes-and

[2] Estudo do ônus global da doença, 2019

[3] O'Reilly KM, Hendrickx E, Kharisma DD, et al. BMC Medicine. 2019;17:172

[4] Brady OJ, Kharisma DD, Wilstonegoro NN, et al BMC Medicine. 2020;18:186

[5] https://www.who.int/groups/vector-control-advisory-group/meeting-reports

[6] Anders KL, Indriani C, Ahmad RA, et al. Trials. 2018;19:302

[7] Simmons CP, Farrar JJ, Nguyen VVC, et al. Dengue. N Engl J Med. 2012;366:1423-1432

[8] Wilder-Smith A, Ooi EE, Horstick O, Wills B. Dengue. Lancet. 2019;393(10169):350-363.

Sigue nuestros avances a nivel mundial en la lucha contra las enfermedades transmitidas por mosquitos.