Mosquitos com Wolbachia bloqueiam a dengue no extremo norte da Austrália World Mosquito Program Pular para o conteúdo principal

"El extremo norte de Queensland es ahora una área libre de dengue por primera vez en más de 100 años", afirma el Dr. Richard Gair, Director y Médico de Salud Pública de los Servicios de Salud Pública Tropical en Cairns.

As liberações a curto prazo dos mosquitos com Wolbachia se llevaron a cabo hasta hace 8 años en algunas comunidades; el monitoreo en estas áreas ha demostrado que la Wolbachia permaneceu nos mosquitos locais durante esse tempo, sem a necessidade de novas liberações. É importante destacar que a transmissão da dengue nessas áreas diminuiu e foi possível reduzir em 93% os casos de dengue registrados. Isso confirma o sucesso do método WMP que já dura 5 anos na cidade de Townsville.

O estudo conduzido por Scott O'Neill, diretor do site WMP e professor da Universidade de Monash, também demonstra que a bactéria Wolbachia se estabelece facilmente nas populações de mosquitos, protegendo as pessoas da propagação local da dengue, sem a necessidade de novas liberações. O professor O'Neill disse que estava encantado com o resultado.

"Hemos visto la reducción casi total del dengue adquirido localmente en áreas de transmisión que antes eran de alto riesgo en ciudades y comunidades en el extremo norte de Australia, a pesar del aumento continuo de los casos importados de dengue. De fato, a transmissão local da dengue desapareceu em Cairns pela primeira vez desde os princípios da década de 1980".

"O mais importante é que demonstramos que o método pode ser estabelecido facilmente nas populações locais de mosquitos Aedes aegypti utilizando uma variedade de métodos, que incluem a participação direta de escolas, pais de família, grupos comunitários e empresas, que ajudaram a criar e liberar mosquitos com Wolbachia". Essas liberações tiveram uma duração curta, de entre 2 e 22 semanas. Depois disso, os mosquitos com Wolbachia se reproduzem com mosquitos silvestres, de modo que a porcentagem de mosquitos portadores de Wolbachiaaumente e se mantenha alta, e toda a população tenha uma capacidade menor de transmitir vírus como a dengue de pessoa para pessoa", afirmou o professor O'Neill.

Os mosquitos com Wolbachia se utilizaram em uma população de 165.000 residentes no total, incluindo um despliegue escalonado na região de Cairns de 2011 a 2017, e nas áreas urbanas das regiões de Cassowary Coast, Charters Towers e Douglas em 2016 e 2017.

O monitoramento contínuo a longo prazo confirmará se essas comunidades estão protegidas contra a dengue e se a proteção se estende a outros vírus transmitidos por mosquitos, como os que causam a Zika, a chikungunya e a febre amarela.

Os moradores de Cairns, as comunidades aldeãs, a Fundação Bill y Melinda Gates, a Wellcome Trust, o Governo de Queensland e a Fundação Gillespie Family apoiaram esse trabalho.

Você pode acessar o estudo intitulado "Estabelecimento de wMel Wolbachia in Aedes aegypti mosquitoes and reduction of local dengue transmission in Cairns and surrounding locations in northern Queensland, Australia" ("Estabelecimento da bactéria Wolbachia wMel nos mosquitos Aedes aegypti e redução da transmissão local da dengue em Cairns e nos arredores do norte de Queensland, Austrália") em Gates Open Research.

Sigue nuestros avances a nivel mundial en la lucha contra las enfermedades transmitidas por mosquitos.